quarta-feira

A deficiência na primeira pessoa




"Neste novo mundo a integração não foi fácil. Muitas vezes me olharam de lado..."Oh uma menina tão bonita numa cadeirinha de rodas"...Não queria acreditar, que depois do que passei, ainda tivesse de passar por este tipo de provações... Ter que lutar contra a indiferença, os rumores, perguntarem-me vezes sem conta o que me aconteceu... e ainda ouvir de perto, o tão insignificante "coitadinha"...Isto tudo roía-me por dentro...Como o ser humano consegue ser tão cruel, desumano e ignorante. Quem lhes garantiu que a minha circunstância (ser deficiente), não passaria por eles no dia a seguir? O mundo muda num segundo e não é de todo um mundo onde nos possamos rir do mal alheio...Não estava a conseguir encarar este prosaico e aberrante modo de me verem...Eu não tinha um espelho naqueles momentos de indiferença, mas a minha estupefacção era de todo genuína...O lugar do coração e do pensamento não estava de todo no lugar de umas "rodas de uma cadeira"...Lidar com todas estas provações diárias fizeram de mim um ser mais forte e batalhador...Nada daqueles rótulos faziam sentido no meu ser...Não tenho que olhar para baixo, só porque o ser humano se acha superior a qualquer diferença...O meu "Ego" é e sempre será de uma pessoa e não de um rato...ao qual se tem que esconder para não baralhar a mente alheia de seres que se acham superiores e intocáveis...Começar a perceber estas inconstâncias da vida, deu-me ainda mais força para viver o meu dia-a-dia como conseguia e queria, porque não se tem que pedir licença ao mundo para "Viver"...E o que é ser diferente? Branco, preto, amarelo, feio, bonito, com doença, sem doença, deficiente? Em que livro encontramos estes rótulos, porque procurei no meu diário de consciência e não encontrei nenhum...Para mim o ser humano é alguém que respeito e que não tem diferenças, porque somos todos iguais...Não viver? A quem devia pedir permissão? Disseram-me uma vez, que a beleza esconde muita imperfeição...E que em diversos aspectos perfeitos existe muita controvérsia mental...E hoje acredito, que tal seja verdade, porque a frustração do ser humano não provêm de fora, mas sim de dentro...Nada disto me iria derrubar, nem me impedir, de prosseguir com a minha determinação...Não baixo o olhar, porque não tenho vergonha de quem sou, mas sigo com uma determinação que me enche de orgulho...Sou genuína e serei sempre "EU"... "




Porque ser DIFERENTE é ser IGUAL...



Ana Sobral




Retirado de:

http://rabiscandoeu.blogspot.com/2008/01/simplesmente-minha-histria-iii_02.html

2 comentários:

  1. LINDO... Amei mesmo, temos de ver que podemos ser todos diferentes, mas acabamos por ser todos iguais... Muito bonito o testemunho de vida!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o comentário anterior...

    Muito bom continuem a publicar textos deste tipo, temos de mudar a nossa sociedade.

    ResponderEliminar